Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Francisco José, do Globo Repórter, fala de ecologia, jornalismo e de sua história na abertura do Espaço Defensor /2011

    Para o repórter, integração dos meios de comunicação com a Justiça é importante para fortalecimento da cidadania

    há 13 anos

    Mais de 50 defensores lotaram o auditório da sede da Defensoria Pública de Pernambuco na noite de quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011, para ouvir o repórter Francisco José, da Globo Nordeste, falar sobre sua história, suas reportagens e suas andanças pelo Brasil e pelo mundo. Ele abriu o Espaço Defensor de 2011, série de palestras com formadores de opinião e expoentes profissionais criada no ano passado pela defensora pública Geral, Marta Maria de Brito Alves Freire.

    O tema da palestra seria as reportagens sobre meio ambiente que Francisco José faz há mais de 30 anos para o programa Globo Repórter e para os noticiários da emissora e ele efetivamente mostrou imagens impressionantes, como os dragões da Indonésia, as centenas de tubarões no meio dos quais nadou na Costa Rica, mergulhos no ar, na água e em cavernas da na Chapada Diamantina, ataques de cobras e jacarés no Pantanal e aves e mamíferos da África.

    A conversa mudou aos poucos com ele contando sua trajetória na Rede Globo, para onde foi depois de ser repórter esportivo no Jornal do Commercio. E terminou com uma profissão de fé na cultura nordestina. “No início, tentaram mudar meu jeito de falar, mas eu recusei. Assim como recusei também mudar-me daqui, já que sou de Pernambuco e aqui quero viver.”

    Ele contou também que, nas primeiras reportagens que fazia, se emocionava com a pobreza e a fome do sertão nordestino e se revoltava com o vazio em que caíam denúncias que fazia depois de árdua pesquisa. “Hoje, graças ao Ministério Público e outras instituições como a Defensoria, a impunidade já não é tão grande”, comentou. “Esse trabalho é importante e a integração com a mídia pode fortalecer ainda mais todos os.”

    Ao ser indagado por Marta Freire sobre que conselhos ele daria aos defensores públicos para manter o bom relacionamento entre os meios de comunicação e a instituição, ele foi modesto. “Quem sou eu para aconselhar”, disse. “Só gostaria de mostrar como podem ser devastadoras as tentativas de bloquear os meios de comunicação. E dizer também que não é preciso ser impostado e ter medo de falar mal para as câmeras. Quem tem conteúdo e sabe o que precisa dizer sempre vai falar bem na imprensa, no rádio ou na televisão.”

    Ele disse ainda as instituições públicas, como a Defensoria, deve vir aos meios de comunicação para explicar seu trabalho e sua missão. “Estes últimos dias foram um exemplo, vocês apareceram muito bem nos meios de comunicação e até eu fiquei sabendo de ações da Defensoria das quais não tinha idéia”, contou ele. “Podem ter certeza de que, quando houver um bom assunto, a televisão e os outros veículos de comunicação estarão abertos para vocês.”

    Como homem de mídia há mais de três décadas, Francisco José não escapou dos fãs que o abordaram antes e depois de sua fala. Simpático e disponível, ele conversou com todos, fez fotos com quem pediu e ainda demorou-se mais de uma hora e meia respondendo à curiosidade dos defensores públicos. No fim, Marta Freire agradeceu a gentileza da visita e o presenteou com uma peça de Brenan. Francisco José terminou por contar qual será sua próxima grande reportagem. “Vamos mostrar a nascente do Amazonas para provar que, ao contrário do que aprendemos na escola, nosso rio é maior em volume de água e também em extensão que o Nilo, onde já estive também.”

    • Publicações2131
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/francisco-jose-do-globo-reporter-fala-de-ecologia-jornalismo-e-de-sua-historia-na-abertura-do-espaco-defensor-2011/100145454

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)