Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Oposição em Ação de Usucapião da Defensoria Pública beneficia 85 famílias

    Petição foi ajuizada pelo Núcleo de Causas Coletivas da DPPE

    há 12 anos

    A Defensoria Pública de Pernambuco ajuizou uma Oposição em Ação de Usucapião para moradores de Jardim Monte Alegre, em Jardim São Paulo, zona leste do Grande Recife. A ação beneficia diretamente 85 famílias que moram no local e foram surpreendidas com uma ação de usucapião que atinge exatamente a área em que suas casas estão situadas.

    A ação foi ajuizada pela defensora pública Isabella Luna, Subdefensora das Causas Coletivas, em oposição a uma ação de usucapião movida pelo industrial Aluízio Leonardo da Silva. De acordo com os fatos expostos na petição, os moradores adquiriram seus referidos imóveis através de compra efetuada junto à Imobiliária LP Negócios Imobiliários Ltda., tendo sido lavrados Contratos de Compra e Venda. O problema começou quando a imobiliária que efetuou a venda dos lotes onde os demandantes construíram suas casas encerrou suas atividades sem lavrar as escrituras para os proprietários dos imóveis. Com o passar dos anos, na medida em que os moradores procuravam os seus direitos ajuizando ações na intenção de adquirir os títulos de proprietários definitivos das áreas, descobriram que uma ação de usucapião, ajuizada exatamente pelo industrial, já estava em tramitação.

    De acordo com Isabella, causou ainda estranheza às pessoas que moram no local o fato de que as terras já se encontravam em negociação e que faziam parte do Loteamento “Condomínio Horizontal Monte Alegre”, vendidos por herdeiros do Sr. Aluízio Leonardo. Ela afirma que “o direito dos moradores é líquido, justo e certo e deve ser reconhecido pela Justiça”.

    A petição ajuizada pela defensora Isabella Luna questiona diretamente o usucapião, contestando o ato e propondo a convocação dos autores para esclarecimentos à justiça, além de exigir o reconhecimento dos direitos de propriedade em benefício dos moradores de Jardim Monte Alegre.

    ENTENDA - De acordo com os autos, a oposição é uma das formas de Intervenção de Terceiros interessados em uma demanda já proposta. Assim é prevista no art. 58 do Código de Processo Civil:

    Art. 58. Quem pretender, no todo ou em parte, a coisa ou o direito sobre que controvertem autor e réu, poderá, até ser proferida a sentença, oferecer oposição contra ambos.

    Por Linduarte Júnior

    • Publicações2131
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações363
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oposicao-em-acao-de-usucapiao-da-defensoria-publica-beneficia-85-familias/100144798

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Como faço parte integrante deste processo contra o sr. Aluizio Leonardo gostaria de entender até que ponto posso como proprietário de um dos imóveis, posso ter receio de perder minha residência. Residência esta em que me sacrifiquei como todos os demais moradores para adquirir a nossa tão sonhada casa própria e após anos achando que nosso sonho havia se realizado, vem o "esperto" que nos vendeu e entra com um processo nas nossas costas, onde após mais 10 anos descobrimos. este fato nos deixou bastante preocupados e pelo fato de até o momento após quase 5 anos de ter dado entrada nesta oposição, a justiça não dar o seu parecer favorável para o verdadeiros donos da terra. Será que podemos realmente confiar que a justiça será feita? Teria alguém que pudesse acalmar nosso corações nos dando informações reais de como este caso poderá ser direcionado e se podemos de alguma forma fazer agilizar este processo? adoraria ter um retorno. continuar lendo