Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Exposição Coletiva de Arte retrata a Mulher

    Abertura será nesta terça-feira 03 de julho, no Espaço Arte Legal, na Defensoria Pública de Pernambuco

    há 12 anos

    O Projeto Arte Legal criado na Defensoria Pública para dar espaço ao artista plástico celebra mais uma edição com a exposição de seis artistas (Antônio Soares, Ana Sobral, Eduza Guerra, Betânia Oliveira, Lúcia Pedrosa e Eunice Couto). A mostra, com o tema “ELAS”, tem o objetivo de retratar a garra da mulher em suas diversas formas e faz uma crônica da história do mundo no qual a mulher sempre foi oprimida e dominada por diversos setores da sociedade, com suas leis e tradições. Ainda falta muito para a humanidade aceitar a libertação da mulher da sua escravidão, dos seus grilhões, sejam eles abertamente violentos ou encobertos por falsa doçura e as obras retratam essa resistência. “ELAS” ficará em cartaz de 03 de julho a 20 de agosto. A visitação pública acontece das 9h às 17 h de segunda à sexta-feira.

    A exposição conta com 30 trabalhos recentes dos artistas e curadoria do artista plástico argentino Sergio Esteban. A Mulher, no poema escrito por Rabindranath Tagore - “Mulher, não és só obra de Deus, os homens vão te criando eternamente com a formosura dos seus corações e os seus anseios vestiram de glória a tua juventude. Por ti o poeta vai tecendo a sua imaginária tela de ouro: o pintor dá às tuas formas, dia após dia, nova imortalidade.” Essa mulher, diz Sérgio Esteban é fruto de inspiração deste grupo de artistas e amigos que se reúnem para homenagear com a mistura plástica de tintas e pincéis, instrumentos que passaram a aprender, dominar e desfrutar.

    Os artistas mostram mulheres de todas as idades, raças e crenças, fortes , frágeis, humanas . Ana Sobral pintou, entre outras, a mulher do campo. O trabalho árduo é o retrato da falta de mão de obra para a sobrevivência das famílias da área rural, alinhando-se à falta de apoio dos governistas, que culmina com a necessidade premente das mulheres atuarem no campo, quando seu papel deveria ser menos pesado de forma que também pudesse cuidar dos seus filhos.

    Lúcia Pedrosa retratou no seu imaginário a nudez feminina na sua simplicidade máxima, de semblante cândido e em plena sintonia com a mãe terra. Já Antônio Soares, lembrou a ama de leite em tempo de escravidão, alimentando o filho branco da senhora de engenho. Eunice Couto mostra retrato de mulheres, o mito Maria Bonita, a Noiva singela , a senhora rezando, a mulher afro e o lado mais despojado do ser mulher. Eduza Guerra apresenta a luta da mulher entre o ser mãe e o trabalho e Betânia Oliveira destaca a religiosidade.

    Na realidade, o que os artistas querem passar para o público é que a pintura é um instrumento digno de ver o mundo mais justo com a natureza mãe e com o ser humano, é brincar com as cores das tintas e não se preocupar com o efeito que ela pode causar na tela. É também uma maneira de escapar da rotina, abrir novos horizontes, pois neste momento ele acha que pode tudo com uma tela, pincel , tinta e muitas cores vivas.

    Para Eduza Guerra, a intenção dos artistas ao propor a exposição ELAS, é compartilhar com o público a homenagem à mulher na sua plenitude, mulher libertária, trabalhadora, singular, mulher que acredita que pode mudar o mundo com o seu jeitinho de ser, mulher mãe, mulher do campo, intelectuais, mulheres, simplesmente.

    Essa é uma das muitas exposições que os seis artistas plásticos se encontram,fazendo da arte um retrato de mulher.

    No currículo artístico eles já fizeram exposições, entre outras, a partir de 2003, na Fundação Joaquim Nabuco, Fundação Gilberto Freyre, Museu Murilo Lagreca, Galerias de Arte, Hotéis Dorisol e Mar Hotel,Universidade Católica de Pernambuco e também no Interior do Estado.

    Criado em 2011, o Arte Legal está na quinta edição tendo também apresentado seus trabalhos os artistas Thina Cunha, Edson Menezes, o argentino Sérgio Esteban, as produções dos menores da Funase de Abreu e Lima e Marcelo Peregrino.

    O espaço foi criado pela defensora Geral Marta Freire. Segundo afirma, o Programa é um compromisso da Instituição com o mundo das artes plásticas e vem consolidando junto ao público seu valor e responsabilidade na divulgação das obras de artistas brasileiros e estrangeiros. “A arte sustenta a sociedade, oferece sentido, significado, razão e emoção. Sem ela, não sabemos por que existimos, o que estamos fazendo aqui, para onde vamos, como devemos olhar e nos relacionar com o outro, com a natureza”, diz.

    Serviço:

    Exposição “Elas”

    De segunda à sexta, a partir do dia 3 de julho,das 9hàs 17h

    Local: Espaço Arte Legal - Defensoria Pública de Pernambuco

    Endereço: Rua José de Alencar, 385 - Boa Vista

    Por Eunice Couto e Linduarte Júnior

    • Publicações2131
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações214
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exposicao-coletiva-de-arte-retrata-a-mulher/100144810

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)