Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria participa do Outubro Rosa, ação mundial de prevenção do câncer de mama

    A sede da Marquês do Amorim foi iluminada para lembrar o apoio da Instituição a causa e inicia junto a Associação Pernambucana dos Amigos do Peito o lançamento da cartilha “Direitos da Mulher Portadora de Câncer de Mama”.

    há 13 anos

    Como não poderia deixar de ser, a Defensoria Pública apoia mais importante causa. A sede da DPPE situada no bairro da Boa Vista, em Recife, também foi iluminada para lembrar a prevenção e luta mundial contra o câncer de mama. O movimento OUTUBRO ROSA começou nos Estados Unidos e visa iluminar um monumento da cidade como forma de lembrar as mulheres da necessidade de que façam seus exames periódicos em mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Na época vários estados americanos tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

    A Ação Mundial de Prevenção do Câncer de Mama em Recife é coordenado pela Associação Pernambucana das Amigas do Peito (Apeape). A presidenta da Associação Margot Monteiro, convidou a Instituição a integrar-se ao Outubro Rosa e a DPG, Marta Freire, aceitou de imediato. “A prevenção é uma das principais tarefas da Defensoria Pública e por isso nossas portas estão abertas à Apeape”, falou a defensora pública Geral de Pernambuco. A Defensoria já tem uma parceria com a Apeape, na edição de uma cartilha dos Direitos da Mulher Portadora de Câncer de Mama, a ser lançada em pouco tempo. O trabalho será distribuído nos núcleos da Instituição em todo o Estado e é baseado no livro da advogada Antonieta Barbosa, que também colabora com o projeto.

    De acordo com a Organização Outubro Rosa, a primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Movimento, foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero", como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura. Essa iniciativa partiu de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama. Com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos, elas iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.

    POR VIVIANE DE SOUZA

    • Publicações2131
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações93
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-participa-do-outubro-rosa-acao-mundial-de-prevencao-do-cancer-de-mama/100145034

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)