Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Marconi Dourado é o novo corregedor da Defensoria Pública de Pernambuco.

    Eleição aconteceu na nona reunião do Conselho Superior da Defensoria Pública.

    há 13 anos

    O defensor Marconi Catulo da Silva Dourado foi eleito corregedor para o biênio 2011/2013, na manhã da quinta-feira, 03 de fevereiro de 2011, em reunião extraordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública. É a terceira vez que ele ocupa o cargo para o qual concorreu com as defensoras Maria das Dores Batista Canto de Souza e Lúcia Maria Mendes Autran.

    A eleição ocorreu em acordo com o edital de sua convocação, votado na reunião do Conselho Superior de 18 de janeiro de 2011. Mais de dez defensores acompanharam o pleito, mas só os conselheiros tiveram voto. São eles Gina Bezerra Ribeiro Gonçalves, Roberta Rodrigues Pitanga Macedo, Wilton José de Carvalho, Fátima Maria Alcântara do Amaral Meira (subdefensora Geral e secretária do Conselho) e Marta Maria de Brito Alves Freire (defensora Geral e presidente do Conselho).

    Os três candidatos tiveram votos de todos os defensores, o que caracterizou empate, que foi decidido, conforme determinava o edital, pela defensora Geral, que escolheu Marconi Dourado. Após o anúncio de sua eleição, Marconi Dourado recebeu o abraço de seus colegas de Defensoria, inclusive as duas candidatas que concorriam com ele.

    Formado em 1978 pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Marconi Dourado foi advogado cível (especializado indenização por ato ilícito) e trabalhista (de sindicatos classistas) até 1982, quando entrou para a Assistência Jurídica do Estado. “Decidi por esta profissão porque minha vocação era reparar as injustiças perpetradas contra aqueles que não tinham condições de contratar a advocacia liberal”, conta o novo corregedor.

    Logo se tornou coordenador da Assistência Judiciária nos Presídios. Quando a Defensoria Pública foi criada, no fim dos anos 1990, Marconi Dourado aderiu à instituição e ocupou o cargo de subdefensor Criminal. Depois foi corregedor por duas vezes e agora é reconduzido ao cargo por um período de dois anos, substituindo o antigo corregedor, Brandecy Constantino da Silva.

    Dentre as muitas autoridades que telefonaram parabenizando a defensora pública Geral de Pernambuco, Marta Freire, pela escolha do novo corregedor, Marconi Dourado, está a ligação do deputado federal, Maurício Rands, futuro secretário de Governo que se colocou a disposição da Defensoria Pública de Pernambuco.

    • Publicações2131
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações269
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marconi-dourado-e-o-novo-corregedor-da-defensoria-publica-de-pernambuco/100145470

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)