Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Como e por que ser defensor público

Um artigo do defensor Paulino Fernandes veiculado na Folha de Pernambuco

há 11 anos

Uma sala repleta de pessoas que circulam a todo tempo; alternância de rostos ora satisfeitos, ora não, mais isso do que aquilo; uma porta que se abre para um novo pregão. É o cenário comum de um fórum ou tribunal. No mesmo espaço em que desfilam esses elementos, inúmeras pessoas desassistidas à espera de um milagre a la Stephen King.

Para quem sonha em trilhar a nobre missão de defender os pobres, deve imaginar que o diaadia do profissional é assim vivido. Nada de elemento surpresa como um filme de júri americano, porém nada mais incomparavelmente fascinante e encantador.

O exercício do defensor público vai além do mero encargo da causa, compõe-se necessariamente de um verdadeiro abraço na justiça e nos dela necessitados. Mais que a tensão que separa o assistido do momento da audiência ou da prolação de uma sentença, o defensor representa a esperança de que aquele não está sozinho.

Assim, não existe, seguramente, atividade jurisdicional que se revista de tanto amor quanto o de defender, especialmente defender, muitas vezes, o indefensável. Sim, pois a maior parte dos que precisam contar com a assistência de um defensor público, é composta de pessoas previamente desenganadas, seja pelo sentimento de inferioridade que o sistema compulsoriamente a elas impõe, seja pela desilusão natural que a muitos maltrata, por já terem sido alguma vez injustiçados.

Mas em meio a todo esse quase insuportável confronto, surge um aliado a seu lado. O defensor público deve ser mais que um profissional com conhecimentos jurídicos, deve sentir na pelé o que seu assistido sente. Deve possuir conhecimento de ciência , mas também de mundo. Deve também ser sedento de justiça, pois a ele compete a missão de levar ao juiz a causa de seu defendido, e tal percurso requer, acima de tudo, destemor, cautela e amor.

Tanto em outros países como no Brasil, a expressão Defensoria pública impõe respeito. Talvez seja o corpo de profissionais de maior credibilidade em nossos dias, se fossem realizadas pesquisas com a inclusão dessa função essencial à justiça (como a define nossa Constituição Federal).

No Estado de Pernambuco, já se revela notável a nova face que possui a Instituição, tributo, com justiça, a ser dado à nova e atual gestão. Não é preciso ir longe para termos notícia do trabalho realizado pela Defensoria Pública desse Estado. Os programas e as atividades hoje desenvolvidas aproximaram a população da Instituição. Ser defendido hoje por ela passou a ser questão de honra. Apesar do quantitativo de defensores nunca ser o bastante, cada um pode fazer o bastante para fazer justiça e a soma dessas batalhas resultará no ganho de guerra. Sempre digo que seremos no futuro o que do passado resultar da soma de nossas ideias, diminuída dos fracassos, multiplicada pelos esforços e divididas pelo merecimento.

* PAULINO FERNANDES é Defensor público do Estado, atuante nos juizados especiais cíveis de Recife; Professor universitário; Mestre em Letras; Pós-graduado em Estudos Literários e Culturais, em Docência do Ensino Superior e em Direito Processual Penal.

  • Publicações2131
  • Seguidores33
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4688
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-e-por-que-ser-defensor-publico/100199901

Informações relacionadas

Djonatan Hasse, Advogado
Artigoshá 11 anos

Garantia constitucional do acesso à justiça e a efetividade da tutela jurisdicional

CERS Cursos Online, Jornalista
Notíciashá 5 anos

Os requisitos da Petição Inicial

Canal Ciências Criminais, Estudante de Direito
Artigoshá 5 anos

5 diferenças entre advogados particulares e defensores públicos

Creuza Almeida, Advogado
Notíciashá 3 anos

Dosimetria da pena.

Defensoria Pública de Pernambuco
Notíciashá 4 anos

DEFENSOR PÚBLICO PAULINO FERNANDES PARTICIPA DE CERIMÔNIA NA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

É tudo o que eu quero ser na vida! continuar lendo

Agradeço o esclarecimento! continuar lendo

Há muito tempo eu almejo essa carreira, para poder oportunizar a muitos, que pouco ou nada têm, em se tratando de tutela jurisdicional. continuar lendo

Muito bom!!! continuar lendo